• Tel: (21) 4040-4764 - Plano de Saúde no Rio de Janeiro RJ

Blog

Plano de Saúde RJ

Tabagismo

Tabagismo

Apoio remoto ajuda pacientes a pararem de fumar


O tabagismo causa dependência primeiramente devido a nicotina, a substância psicoativa presente na fumaça do cigarro. Além da dependência física causada pela nicotina ainda temos a dependência comportamental que se caracteriza pela rotina associada ao uso do tabaco criada pelo fumante.

O problema do tabagismo é que quase sempre, além da nicotina, os cigarros e outros materiais que a possuem estão combinados com substâncias químicas que são altamente tóxicas para o corpo humano, causando doenças e condições médicas diversas. Só o cigarro comum, por exemplo, conta com mais de 4.700 substâncias químicas sendo que pelo menos 70 são consideradas como substâncias cancerígenas.

Programa da Amil para o controle do Tabagismo

Objetivo: Cessar o hábito de fumar, a partir da promoção de atitudes e mudanças de hábitos.

• Acompanhamento por médico e enfermeiro;
• Atendimento Presencial ou por Teleatendimento;
• Abordagem cognitivo comportamental

Com evidências de que o tabagismo agrava sintomas da COVID-19, pacientes buscam apoio para deixar o cigarro. Programa de Combate ao tabagismo da Amil já atendeu a mais de 1.600 beneficiários.

Além das doenças já conhecidas por causa do hábito de fumar, uma pesquisa realizada recentemente pelo Imperial College de Londres com 2,4 milhões de pessoas mostrou que fumantes apresentaram 14% mais risco de infecção pela COVID-19 e 50% mais chances de desenvolver sintomas mais graves da doença.

Na Amil os beneficiários contam com uma ajuda de uma equipe multidisciplinar contra o Tabagismo

Na Amil, operadora referência em programas de gestão de saúde, os clientes que querem parar de fumar contam com a ajuda de um grupo multidisciplinar composto por médicos, enfermeiros, nutricionistas e psicólogos. Nos últimos 2 anos, o programa já atendeu a mais de 1.670 pessoas.

Para não interromper o atendimento durante a pandemia, a Amil apostou no modelo remoto para suporte aos participantes do programa de combate ao tabagismo. Uma enfermeira liga para o paciente para avaliar seu grau de motivação, dar dicas para resistir ao desejo de fumar, estimular que o paciente seja o seu próprio agente de mudança e aconselhar sobre como prevenir recaídas.

Também identifica se é necessária alguma ação específica da coordenação do cuidado, como agendamento de consulta via telemedicina ou apoio do psicólogo, nutricional, dentre outros. O tratamento tem duração média de um ano.

O apoio de uma equipe multidisciplinar é muito importante nesse processo, pois o paciente sente que não está sozinho e compreende que com o cuidado certo pode alcançar uma melhor qualidade de vida.

Tags de acesso a essa página

Tabagismo Amil | Programa de Combate ao tabagismo da Amil

Solicite uma Cotação para o Rio de Janeiro.

Tel: (21) 4040-4764 | (11) 96967-0055

É só preencher os dados, receba em seu e-mail o valor simulado para análise!


Planos de Saúde no Rio de Janeiro, São Gonçalo, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Niterói | Consult Vida Corretora