Reajuste alto no plano de saúde

Tempo de leitura: 1 minuto

Um dos principais problemas na permanência nos planos de saúde, tanto quando falamos em contratações individuais ou empresariais, estão no mês onde o plano de saúde é reajustado, isso porque normalmente os reajustes acabam sendo acima da inflação, e muitos não conseguem manter o plano de saúde no seu orçamento.

Isso quando não falamos em reajustes por faixa etária, que pode acontecer durante o ano, agravando ainda mais a permanência no plano. Idades mais avançadas sofrem ainda mais com esses reajustes, um exemplo disso são pessoas que completam 59 anos, nesse caso o plano pode ter um reajuste de aproximadamente 80%.

Esse é um problema rotineiro do RH das empresas, que constantemente procuram corretoras para tentar um reajuste na sua fatura, avaliando uma operadora mais em conta, que atendam as suas necessidades.

O que fazer quando o reajuste do meu plano for muito alto?

Nesse caso você pode primeiramente verificar na sua própria operadora se existe alguma forma de abaixar o preço, mesmo que mudando algumas características do seu plano atual.

Caso não tenha negociação, dai sim você pode procurar uma corretora na sua cidade para verificar os valores de outras operadoras, em muitos casos você consegue trocar o plano e conseguir uma fatura bem menor.

Existe algumas opções que você fazer na contratação do seu plano, para conseguir um valor menor, dentre elas:

– planos com atendimento local ou regional;
– planos contratados no formato com coparticipação;
– planos com acomodação enfermaria.

O reajuste do meu plano de saúde não está correto

Caso você perceba que o reajuste do seu plano foi indevido, procure a operadora para tentar resolver diretamente com ela, caso não consiga resolver você pode procurar a ANS – Agência Nacional de Saúde, onde após abrir uma reclamação a operadora tem um prazo para a resolução.

Como o meu plano de saúde é reajustado?

– Reajuste anual, sempre no aniversário do contrato;
– Reajuste por faixa etária, quando acontecer de você mudar de faixa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *